terça-feira, 21 de outubro de 2008

Eleição 2008 em Taubaté

Por Viviane Loureiro

A eleição na cidade de Taubaté neste ano de 2008 foi tranqüila, com 53 pontos de votação, as urnas foram testadas no dia 5. O trabalho nos cartórios começou bem cedo. Por volta das seis da manhã, os técnicos já colocavam as urnas eletrônicas dentro dos carros, que levariam todo o material até as escolas. As urnas foram transportadas sem problemas.
Uma das primeiras escolas a receber as urnas foi o Senai. Aos poucos, a salas de aula do colégio se transformaram em espaço eleitoral. As seções foram identificadas com cartazes. As urnas ligadas. E a cabine, que garante o sigilo do voto, foi montada. Antes de deixar a sala de votação, os técnicos conferem ainda se todos os lacres estão intactos.
O primeiro a votar foi Fernando Borges (PSOL), por volta das 9h na Vila São José. No centro da cidade, por volta das 10h votaram os candidatos a prefeito Roberto Peixoto (PMDB) e Padre Afonso (PV).
Em Taubaté, a disputa foi acirrada até o fim das apurações, numa eleição histórica. E o prefeito Roberto Peixoto foi reeleito com 33,49% dos votos, e vai cumprir seu segundo mandato. O Padre Afonso ficou em segundo com 32%. E o ex-prefeito Antônio Mário Ortiz foi o vereador mais votado. Aos 59 anos, Ortiz, do DEM, foi eleito com 5.900 votos. Administrador de empresas, ele já foi prefeito da cidade entre 1997 e 2000. E pela primeira vez vai exercer um cargo no legislativo.

Nenhum comentário: